quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

S.O.P.A PROTESTO

Momento de pausa para mostrar a minha indignação e de milhares de pessoas, contra o projeto americano SOPA (Stop Online Piracy Act) uma Lei de Combate à Pirataria Online.Se aprovado, os detentores de propriedade intelectual terão o direito de bloquear indiscriminadamente o conteúdo da web. A Internet livre, como conhecemos hoje, estaria ameaçada.
Da mesma forma, sites de buscas, assim como Google e Bing, seriam obrigados a censurar páginas do tipo.

Um segundo projeto de lei, que também circula no Congresso dos Estados Unidos, é igualmente preocupante. Trata-se do Protect IP, também conhecido como PIPA. A medida, assim como o SOPA, tem a função de combater a pirataria, inclusive atacando sites hospedados fora do território norte-americano.

Alguns dos sites mais acessados na Internet ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, um protesto que tem sido chamado de blackout. A Casa Branca e grandes organizações como Google, Mozilla, AOL, LinkedIn, Facebook, Twitter e Zynga devem aderir ao manifesto. O blackout já foi feito por alguns sites, incluindo alguns brasileiros. Entre eles, estão Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo, Observatório da Internet, Open Business.
Vídeo explicando o SOPA, com legenda em português:



E tem mais nesta quinta-feira dia 19/01/2012 o maior site de compartilhamento de arquivos Megaupload foi desativado e processado por pirataria.

O site de compartilhamento de arquivos MEGAUPLOAD foi tirado do ar por violar leis de pirataria, segundo relatos. O jornal estadunidense New York Times afirma que a empresa – que, de acordo com o indiciamento feito por procuradores federais no estado de Virgínia, nos EUA, foi em certo momento o décimo – terceiro site mais popular do mundo – foi fechada e seus fundadores acusados formalmente.

Os procuradores afirmam que o serviço custou aos detentores de direitos autorais mais de 500 milhões de dólares em renda perdida, apesar de o Megaupload afirmar que eles sempre foram rígidos com qualquer queixa quanto a material pirateado.

A BBC, enquanto isso, noticia que as acusações criminais derivadas do caso incluem quebra de direito autoral, formação de quadrilha, violação de propriedade intelectual e lavagem de dinheiro. O FBI também supostamente congelou mais de 50 milhões de dólares em bens e já executou mais de 20 mandados de busca em nove países.

Uma declaração postada no web site do FBI dizia: “Essa ação está entre os maiores casos de violação de propriedade intelectual já conduzidos nos EUA e almeja diretamente o mau uso um site de armazenamento de conteúdo público e distribuição para cometer e facilitar crime de propriedade intelectual.”

Entretanto, antes de ser tirado do ar, o Megaupload se pronunciou textualmente: “O fato é que a grande maioria do tráfego de internet do Mega é legítimo, e estamos aqui pra ficar. Se a indústria de conteúdo quer tirar proveito de nossa popularidade, ficaríamos felizes de começar um diálogo.
Temos algumas idéias boas. Por favor, entrem em contato.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ! Comente isso nos incentiva a continuar.